encontre um tratamento

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Você é médico?


Hoje fui atender na casa de um paciente que tinha levado um tombo há 15 dias mais ou menos. Queixava-se de dor na coluna e... aaah sim! Era um adolescente de 97 anos. É óbvio que ele necessitava de cuidados MÉDICOS, mas tinha necessidade de chamar o atendimento móvel de urgência para uma dor de meio mês?

Até aí tudo bem, mas quando me recepcionou a sua filha indagando-me: -Você é Médico?arghhhhh, foi exatamente isso que fiz, respondi:


-Sim! sou formado em medicina pela havard e tranferi meu título acadêmico dos EUA para o Brasil na USPe estou aqui atendendo em sua residência, pois o teu caso é tão grave que é necessário o reconhecimento de um especialista na área.


-Não senhora, sou técnico de emêrgencia médica.


E ela, não contente, respondeu-me com sua cara de bunda alegre:
- Poxa! só veio técnico de enfermagem? num era de emergência médica? Eu queria que viesse um MÉDICO!



Custo a entender o preconceito de alguns, e juro me esforçar pra isso! Algumas pessoas não se dão conta que estamos preparados para todos os tipos de emergências, inclusive a "urgência"de mais de duas semanas do vô!


Concordo se disser que o médico estudou bem mais que nós, afinal, eles estudaram num livro grosso com gravuras e eu estudei num livro fino e xerocado... Percebo que há distinção entre classes, e esta se manifesta de forma preconceituosa; destaques para enfermeiros X médicos, hierarquia hospitalar, carreiras a seguir e respeito profissional.


Mesclando uma situação dentro de um hospital, exemplifica-se os destaques acima ----->>>Dentro de um ambiente hospitalar quem limpa, conversa, dá comida na boca e realiza medicamento prescrito é o enfermeiro que ganha pouco, trabalha muito, não exerce cargos de chefia do hospital, tem uma profissão que toda criança sonhaaaa... em não ter!


Já o médico? Então, quando alguém passa pra medicina no vestibular, qual sua reação em saber? É... falando em vestibular, sabia que o de medicina na instituição privada é diferenciado dos outros cursos? E você incentivaria seu filho a seguir uma carreira de enfermeiro?


Caros amigos mãe: -tá falando com quem meu filho? cansei de observar calado agora, pelo menos escrevo a desigualdade que persegue esta profissão. Na verdade, devo estar cansado de ouvir (na minha frente) o "obrigado DÔTO!" E depois ouvir: "-Meu médico falou pra não fazer assim!". Profissão ingrata esta!

Sabe o que vou fazer? Trocar de profissão, pronto! Tá decidido.Vou ser advogado, pelo menos tenho férias, recesso, status e etc.


Ah... o velhinn ficou em casa mesmo, a filha da pu... revelou que era enfermeira de merda de um hospital particular no grajaú e não gostou nada ao ouvir da boca da médica (pelo telefone) para deixá-lo em casa e que procurasse um ambulatório.

Ainda bem que troquei de profissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário